segunda-feira, 1 de outubro de 2007

BRINQUEDOS PARA HOMENS

Embora eu seja adulto,
não me seduzem os brinquedos eletrônicos
que a moda, irónica, me oferece.
E excogito:
Que brinquedo inventar para o adulto,
privativo dele, sangue e riso dele,
brinquedo desenganado mas eficiente?
Tenho de inventar o meu brinquedo,
mola saltando no meu íntimo,
alegria gerada por mim mesmo,
e fácil, fluida, pluma,
pétala.

Sem o pedir às máquinas e aos deuses,
que cada um invente o seu brinquedo.




"Brinquedo para homens" de Carlos Drummond de Andrade expressa a opinião de um homem que quer algo diferente no sua vida que nao seja o que a moda lhe oferece, manipulado por todos "brinquedos eletronicos".
Ele quer algo que nao seja superficial que seja particular que lhe traga dor e alegria, que no caso seja o amor. Por que o seu interior grita por isso algo, que extravazace seu sentimento "amor e a poesia". O eu lirico quer dizer que cada um invente o seu brinquedo e que busque o que seu ser necessita.



(Postado por Higor, Kaylla e Elisama do 1° A)

7 comentários:

Luna disse...

Muito bom o poema!
Que adulto não quer um brinquedo? E o brinquedo de Drummond é a poesia, por que não? E o nosso, é transformar em pó o brinquedo dele! Cruel não? POde até ser, mas no fundo, no fundo, somos todos assassinos de poetas, destruindo suas conclusões ao ler cada verso. Ah, pois brinque, brinque com os versos de poetas mortos há tempos ou recentimente assassinados por sua leitura amiga. =D

Inté!

Larissa Mota disse...

Acho que não entendi muita coisa desse poema não, mas como foi minha amiga que escolheu ele, vou comentar ne, ou pelo menos tentar. kkkkk

Acho que Drummond mostra que os homens querem o diferente, não querem nada que tenha sido produzido em grande escala, que todo mundo tenha. Acho q ele mostra que quer algo unico, que ainda nao existe, ou que talvez exista, mas ele não tenha percebido. Num saiu nada que presta ne. kk

Mas gostei da visão da Luna, do brinquedo dito por Drummond ser a poesia...Ela pode ser escrita pra milhares de pessoas, mas ela eh unica pra cada pessoa, pois cada um tem uma visão diferente, uma interpretação diferente. Entao, a poesia pode significar varias coisas, é um unico brinquedo, mas que satisfaz a todos, e nos faz felizes, nesse mundo tao triste...

ThAyZe disse...

Ah... ótima escolha... e ótimo comentário do grupo também...

Acho que Drummond quer nos mostrar que amor tb pode ser um brinquedo, desde que seja brincado com vontade, que mesmo não sendo brincandeira, tbm não pode se levar tão a sério... pq, se for levado tão a sério, não terá graça... sabe, quando vc ganha aquele brinquedo que tanto queria ganhar... e quando ganha não quer mais largar dele, e ser alguém o quebra, sua vontade é de quebrar a pessoa junto?
O amor é assim... quando se tem, é vivido intensamente, e caso ele se quebre,a tristeza é enorme e vc não tem vontade de fazer mais nada, pois já não acredita que tem concerto... que é o fim do fim... e que sua vida chegou no auge da tristeza e desmotivação...

Mas não é bem assim...
o amor, da mesma forma que os brinquedos, podem ser arrumados, e serem usados com toda a ousadia novamente... e mesmo que ainda tenha um arranhão, um lasquinha quebrada, não faz mal... isso é sinal que está sendo bastante "usado", ou seja, está fazendo alguém feliz....


Beijooss

Anônimo disse...

este poema naum achei muito bom
e naum entendi mas vou fazer um comentario sobre ele.
Acho q este poema esta falando q
adultos ainda gostam de brincar so
q com brinquedos q ainda naum foi
criado ou q "tipo" naum esta na moda e q adultos naum querem brinquedos como po exemplo: jogos
em computadores;videogame etc.
Tenho outro ponto de vista ,todos
poemas postados no blog tem um
pouco a ver com amor entao acho
q este poema retrata de q o amor
e estilo uma brincadeira quando
vc gosta sempre vai querer brincar mais.

falows

Anônimo disse...

obrigada aê Luna!
agorah entendi o poema!e poxa...
concordei geral!
axo q nós todos temos q ter uma espécie de hobby...
pkê qndo somos crianças temos brinkedos...bonekas carrinhos
qndo somos adolescentes...oq temos qndo somos adolescentes?
hhum...axo q relacionamentos
e para alguns sentimentos dos outros...
triste né?
pois é..
qndo adultos
geralmente
um esporte
ou alguma coisinha delicada pras mulheres
[no geral]
tipo...
artes manuais...meu caso!
por incrível q pareça...
axo q vou mudar pra violão
se ALGUÉM[luna] SE DISPOR A ME AJUDAR!

besos!

Anônimo disse...

Qual o brinquedo para os adultos? Como o grupo disse, o homem quer um brinquedo que não seja superficial, que traga dor e alegria, que seja imperfeito mas que seja único. Qual brinquedo melhor que um amor?
É, o amor é um brinquedo sim!
Você brinca, se diverte, briga, enjoa, sente falta, manipula ás vezes, se machuca com ele... É um brinquedo!
E cada um com o seu, com um amor único, uma pessoa que aos seus olhos seja perfeita para se amar e além de tudo, seja inesquecível.

E é esse o brinquedo que traz milhares de emoções...

Anônimo disse...

bom esse poema mostra que hoje em dia os brinquedos eletronicos sao muito ruim porque os brinquedos de antigamente fazia as pessoas pensarem e criar seus proprios brinquedos hoje ja vem tudo pronto e so as crianças brincar com aquilo e nada mais as brincadeiras sao melhores quando vc cria.