quinta-feira, 13 de setembro de 2007

ALÉM DA TERRA, ALÉM DO CÉU

Carlos Drummond de Andrade
Além da Terra, além do Céu,

no trampolim do sem-fim das estrelas,
no rastro dos astros,
na magnólia das nebulosas.
Além, muito além do sistema solar,
até onde alcançam o pensamento e o coração,
vamos!
vamos conjugar
o verbo fundamental essencial,
o verbo transcendente, acima das gramáticas
e do medo e da moeda e da política,
o verbo sempreamar,
o verbo pluriamar,
razão de ser e de viver.

Esse poema fala do amor.
O amor está acima
de tudo e vai além do que a gente possa imaginar. Ele vai além das coisas materiais ,sentimentais ,econômicas e politicas.
O que nós achamos legal no poema de Drummond ,foi o que ele disse no final sobre como devemos sentí-lo. Devemos amar de varias maneiras ,amar todos.
Enfim... como diz o Drummond, devemos "sempreamar", "pluriamar" , ou seja, AMAR É A VIDA!!!!!





Grupo: Larissa , Lívia e Rubem 1º A


32 comentários:

Anônimo disse...

O poema de Drummond "Além da terra,além do seu fala que precisamos buscar sempre a razão do amor!!
E podemos só encontra-lo além de vários desafios só assim encontraremos o verdadeiro amor!!
E para isso acontecer só basta querermos!! Giovanna de Oliveira 1ºb!!

Anônimo disse...

Lindo!!!! muito bonito a forma que o autor expressou o amor. As pessoas poderiam acreditar mais no amor como o Drummond, assim deixariam de ser um pouco turronas, brigonas...transformando em uma pessoa mais alegre, de bem com a vida!; isso é muito importante para levantar a alma, de estar de bem com si mesmo!!!!
XD!!!!

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do grupo, também acho que o poema fala de amor e que resumindo seria 'amar é a vida'.


Decidi analisar o poema por partes.


Então a 1° é:

''Além da Terra, além do Céu,
no trampolim do sem-fim das estrelas,
no rastro dos astros,
na magnólia das nebulosas.
Além, muito além do sistema solar,
até onde alcançam o pensamento e o coração''


-Acho que Drummond quiz dizer que o amor pode aparecer em qualquer lugar, pode ser 'além da terra, além do céu... além do sistema solar...'.
Penso que tendo duas pessoas em qualquer lugar, possa sim existe este sentimento, que qualquer pessoa pode sentir.


2° parte:


'...E do medo e da moeda e da política'

Nesta parte eu acho que ele quis dizer o que o grupo escreveu no comentário que foi, 'o amor vai além das coisas materiais, sentimentais, economicas...', ou seja, o amor não depende de bens materiais, sentimentais... o que importa é o que você sente para com o outro (nossa essa foi profunda rsss...)


Não concordo apenas com a ultima frase que é 'razão de ser e de viver'
Não acho que vivemos só para amar; também vivemos para várias outras coisas.




Vitor Alves
1° 'A'

Anônimo disse...

eu concordo com os meninos
drummond quis,eu acho,
nesse poema descrever um pouco formas de amar
o jeito de se amar
que se ama sempre
e tem vários tipos de amor
amor de mãe
amor mais familiar mesmo
amor de amigos
amor de filhos
amor de namorado
amor platônico...

etc!

Anônimo disse...

NUSSSSSSSGA!
pirei agorah
o coments do VITOR é lindo!
naum sabia q vc pensava assim garotinhu...
o da Gi tbm!!!
bjU!
Ary!

yasmine mota disse...

Argh...
eu acho que eu cansei de amar,amar,amar. Pra mim esse poema de Drummond fala muito mais de paixão do que de amor!
Sei lá,me pareceu uma coisa muito intensa,muito forte,que a gente espera viver o máximo possível pra que não acabe tão assustadoramente rápido. Parece que a paixão vai além de simplesmente desejar o bem da pessoa (é assim que EU vejo o amor),é querer beijar,abraçar,acariciar,fazer amor..sem limites,sem lugar específico,sem pensar em nada,sem ter compromisso,sem tempo certo. Drummond citou tudo o que não dá limites a esse sentimento,mas não deu o tempo desse 'amar',pra mim existem diferentes tipos de amar,e esse descrito no poema é aquele que dura pouco tempo mas intensamente e inesquecível,é a paixão.

Anônimo disse...

Há diferentes tipos de amores, e diferentes formas de amar, as pessoas amam da forma que acham mais conveniente...
seja este
amor fraterno
amor carnal
amor selvagem
amor de amigo
amor espiritual...
Amar e viver são duas coisas que caminham juntas e que nos acompanham aonde quer que queiramos ir!!

Amor está acima de qualquer explicação, compreensão, definição!!

Anônimo disse...

Gabriel de Souza
Nossa q profundo esse comentario!!!!
quem o fez tava muitooo romantico!!!neh kkk
mais agora falando serio gostei do comentario q fizeram do poema

Anônimo disse...

Na minha opiniao o poema
nos diz para amarmos uns
aos outros acima de tudo!

x]

Pedro Rodrigues de Sousa;

Anônimo disse...

o comentario da ``gabi``foi poetico ela esta certa quando diz que ``Amor está acima de qualquer explicação, compreensão, definição!!```mas eu discordo quando ela diz que``Amar e viver são duas coisas que caminham juntas e que nos acompanham aonde quer que queiramos ir!!``pois muitas vezes quando voce ama voce deixa muitas vezes de viver para poder dar o seu maximo a pessoa amada pois quando se ama alguem e voce e ela nada mais...............entao.....entao.....entao!!!!

Anônimo disse...

O "poema além da terra , além do céu" de Drummond é mais um que fala de amor , mesmo assim ele nao deixa de ser legal. E o que eu mais gostei, como sempre são duas palavras "sempreamar" que pelo meu intender é que quem nao ama nao vivi porque o amor é como uma pilha para uma vida melhor e a outra palavra é "pluriamar" como varios amores como plural mais de um . Adorei esse poema porque eu tambem adoro amor logico "correspondido"

ass:Karen Cristina Ferreira 1 B

Anônimo disse...

O POEMA FALA DO AMOR QUE É A ESSENCIA DA NOSSA VIDA E PEDE PARA CONJUGARMOS!!
O AMOR ESTA PRESENTE EM TUDO MUITO ALEM DE TODAS AS FRONTEIRAS DA FELICIDADE!!!
AMOR É PELA FAMILIA
AMIGOS
UM AMOR PLATONICO
AMOR É A ARTE DE SABER AMAR!!
AMOR É UM SENTIMENTO MUITO NOBRE ONDE NÃO SE PODE SER CONSIDERADA COMO QUALQUER COISA MATERIAL!!!
THAMYRES 1ºB

Anônimo disse...

tudo pode ser amor,pois amor esta presente em tudo,amor e concequencia do tempo,consequencia do sentimento,por isso amor eh filosofico,e ciencia,eh infinito....
desejo,naum eh amor,eh desejo,vontade,mas com o tempo desejo vira amor....
amor sempre vive,msm quando tud eh inferno,amor eh a nossa esperança...

Anônimo disse...

Nesse poema,o amor e mostrado como algo supremo,que esta acima de tudo.Tambem fala que devemos amr todos e de diversas formas.Devemos sempreamar e pluriamar.Afinal quem ama duas pessoas na mesma intencidade?E que vive sem amar alguem?Eu respondo...ninguem...
Adorei a escolha do grupo

Anônimo disse...

O poema retrata o amor que existe em tudo, em qualquer coisa e em todos lugares, mas não um amor de paixão mas sim um amor de amizade .
Poema muito bem escolhido pelo conteúdo, claro, não pelo tamanho.
Mas esse poema me fez refletir, quantas coisas existe amor e nem reparamos.Eu concordo com Carlos Drummond: O AMOR ESTÁ EM TUDO.Ele disse isso mas com outras palavras.

Anônimo disse...

Esse poema quer nos dizer q existe varios tipos de amor ou seja varias formas de amar...
Mas o q eu pude perceber q o poema tambem nos diz q o amor `e infinito alem da terra alem do ceu,rompe barreiras ...
Assim `e o amor
Assim `e amar!!!

Anônimo disse...

Bem profundo nao?
hehehe
em fim
acho q Drummond (nesse poema)procura algo "inalcansavel" o amor verdadeiro...
o grupo escolheu bem esse poema pois e bem facio de ser entendido...

Anônimo disse...

É VERDADE O AMOR VAI ALÉM DE TUDO!ALÉM DA NOSSA CAPACIDADE DE RACIOCINAR,ALEM DA NOSSA CAPACIDADE DE MENTIR!TODO MUNDO VAI AMAR ALGUM DIA E REALMENTE IRÁ VER QUE QUANDO SE AMA,NÃO SE MEDE AÇÕES NEM A VONTADE DE CHORAR,A VONTADE DE RIR,E A VONTADE DE DIZER PRA PESSOA AMADA :EU TE AMO!PODE-SE DIZER QUE O AMOR É UM HORIZONTE SEM FRONTEIRAS,QUE TE LEVA A LUGARES FANTÁSTICOS SEM SAIR DO LUGAR E QUE TE FAZ TER APENAS UMA LEMBRANÇA NA CABEÇA:O SEMBLANTE DA PESSOA AMADA!!!

Lays Estevam. disse...

Pois é...
isso é que é o amor...

O amor vai além das estrelas, além do universo... além de tudo...
Drummond diz que o amor vai além de tudo, das dificuldades, de tudo...
Drummond faz de duas palavras um só verbo "sempreamar" e "pluriamar"... isso é, que a gente precisa amar sempre... e qualquer pessoa...independente de raça, religião, etc...
e amar além de tudo, e todo tipo de amor...
Porque o amor, como disse Drummond, é a razão de ser e de viver...=]

beijoO pra todos...

by: Laysinhaa' 1º'A'

Anônimo disse...

naum concordo com um coments q li
amor naum é desejo
e desejo naum sei se pode se tornar amor naum...
Amor e desejo são coisas mto diferents
desejo é tipo atração mas num "grau" maior...
q vc quer a pessoa demais e de uma forma grande
e amor vc ama sempre
desde qndo começa até depois da morte...

Anônimo disse...

Amar faz parte da vida...
se alguem me disse q nunca amou...
q nao ama ninguem...
eu duvido na cara dura!!
pra come�ar pq existem mts formas de mar...
t�m o amor de pai,
m�e,
irm�o...
o amor mais verdadeiro :
amor de amigo...
o amor mais sublime,o mais unico,o mais intenso(talvez...):
o amor pelo "sexo oposto" !!
ha sempre uma forma de amar...
uma forma de se sentir amado...
pq eh cm disse o Renan em um de seus comentarios...
"Pra amar... Basta estar vivo!!"

ThAyZe disse...

Complicado... mas verdadeiro!
O poema nos diz apenas tudo e mais um pouco do amor!
mesmo existindo amor de diversas maneiras, n ão deixa de ser um sentimento forte, verdadeiro e generoso!
Amar está acima de tudo e de Todos...
amar se aprende amando!!!

Anônimo disse...

bom, amor é amor, sem explicacoes e sem rezoes.
logicamente, amar é eterno, lindo, e faz bem.
mas o amor näo é só o de namorados, também é o amor ao próximo, ao amigo, aos parentes, até ao cachorro, mas é amor.
Até Deus disse que devemos amar ao próximo como a nós mesmos e Ele tem razäo.

Devemos sempre amar, afinal, o que é a vida sem o amor?

Anônimo disse...

pela primeira vez achei um poema bonito,nao sei como mas esse poema ate q mecheu comigo,pelo fato de q fala do inatingivel,do fim das estrelas,ou seja uma coisa meio q impossivel de acontecer,mais eu achei massa pa k.....mais eu digo uma coisa,se nao fosse a prof na sala de aula eu nao ia entender bulhufas do q esta dizendo ou q quer dizer nesse poema............................. e mais uma vez ta ai meu comentario pro blog q ta excepcional(kkkkkkkkkkkkkkkkkk q coisa eim)mais ta massa msm.................mais o q eu quero dizer por ultimo é:::::::::::::::::::::::::::::: """""""tia deusa,canta pra nossssssss"""""""""""""""""""""
hauhsuasaushaushuahsuashuahsuahushuashuashuahsuahsuashuh













valeussssssss abraços a todos
guilherme

Anônimo disse...

o poema faz uma comparaçao entre o amor e o espaco,mas penso que,amar e um sentimento que todos nos temos quando nos apaixonamos por uma pessoa entao gente ame a pessoa que voce goste desde que essa pessoa tambem goste de voce.
mateus 20/09/2007

Anônimo disse...

Esse poema nos fala do amor que vai alem da galaxia e um amor 100 fim que vai muito longe do que possamos imaginar e quando vc ama
alguem num a barreiras para q
conquiste e pode cree q se vc ama alguem nada impede este amor nem as diferenças economicas,nem o ceu ,nem o mar os impede de amar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Algo inalcansavel Higor?
gostei disso não
rum....

Tá descordancias intimas a parte
para mim o amor é verdadeiro
quando se quer amar de verdade!

Não sei dizer o que é o amor
acho que não é uma ssentimento
para ser definido
e sim
sentido

então
o viva
o sinta
o tenha

pela sua vó
sua mae
seu cachorro
seu amigo
seu namorado
etc

só não esqueça
de amar!

Anônimo disse...

O poema mostra o amor àquele que resisti a tudo, não importa o que aconteça sempre ira resistir, esse poema me lembra Romeu e Julieta um amor proibido por todos, que resistiu a tudo ate mesmo a morte, um amor sem interei pos eles só queriam estar juntos não importando aonde ou como, um simples olhar já era muito e suficiente Pará ambos, hoje em dia e quase impossível encontrar um cazau disposto a tanto por amor. O amor se tornou algo ralo ameaçado de extinção, e não e cupa só do homen como muitos disem, a mulheres que não querem relacionamentos sérios, em casos de proximidade e faceou encontrarmos pessoas assim.

Anônimo disse...

Hummm olha só o Quintão
ta xonadimm


Mais pra mim o poema trata de
algoo inesquecivel"um amor daqueles"huiahiahiahu




Pedro Rodrigues de Sousa!!!

















































xD
























(.)

Anônimo disse...

esse poema fala de um amor muito forte e resistente, que vá além de varias coisas um amor que dê sentido a vida.


hauhauhauhauah
fico mto EMO!!!
bju nikyt e taty*)>emo

Anônimo disse...

Esse poema realmente e muito profundo...


Fala de um amor tao profundo que
eu acho muito dificil de se encontrar em uma pessoa do sexo oposto(namorado)...Esse amor seria de pai e mae...pois acho esse amor incomparavel a qualquer um, amor que nunca e nem ninguem substitui...



haaaa...

Tabem pode ser um amor que ele procura em outro alguem... um amor alem de qualquer coisa...amor o qual ninguem podera separar...

anem...
sei la viu...
rsrsrs


bjossss...





eu nao podia deixar de comentar esse poema ne...da miga miga do coraçao ne...rsrsrs


mesmo nao sendo um bom comentario ... ta ai...bjossssssssss

Anônimo disse...

Em um lugar distante ainda não conhecido pela ciência, além de tudo o que se possa imaginar, onde nada te prende ao chão, é nesse lugar onde estão os corações dos apaixonados.
Esse poema é bonito e intrigante, porque nos estimula a superar as diferenças, pois isso é o que gera o amor e nos leva a observar o mundoe as pessoas que estão nele, porque isso é o que gera a múltiplicação do amor.

Fernanda Mota 1°A